O que é Enade?

Quase todas as Entidades Estudantis do Brasil como o CAF-UFPR e a Nossa Executiva ENEFAR são favoráveis ao Boicote. Mas antes de tomar uma decisão de uma lida nos Materiais Produzidos.

1) Cartilha feita pelo CAWF UNIRIO (muito boa, explica tim tim por tim)

2) Por que os Estudantes boicotam o ENADE? (cartilha feita pela executiva de Comunicação)

3) Proposta para uma avaliação de VERDADE: (o Mov Estudantil é PROPOSITIVO, não queremos simplesmente reclamar)
3.1 Primeira parte
3.2 segunda parte

(Não podemos cair no canto da Sereia que o “conceito vai cair”. Temos que avaliar as condições reais do Ensino súperior. De mentira já basta a “democracia” existente na UFPR).

Desvendando algumas mentiras:
1. Se eu boicotar o ENADE não receberei meu diploma:
A verdade é que o estudante selecionado deve comparecer à prova, no entanto, ele não é obrigado a fazer a prova. Ou seja, o estudante vai no local e na hora marcados para a prova, entra na sala, senta na cadeira, ouve o fiscal falar, recebe a prova, assina a prova, cola o adesivo do boicote E SÓ!!! O estudante não deve responder nenhuma questão.
Então: o estudante vai para a prova, mas não faz a prova, esse é o jeito certo de boicotar.

2. Minha nota vai aparecer no meu histórico escolar:
A NOTA DO ESTUDANTE NO ENADE NÃO PODE SER DIVULGADA!!! A Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004 em seu 4° artigo, 9° parágrafo determina: Na divulgação dos resultados da avaliação é vedada a identificação nominal do resultado individual obtido pelo aluno examinado, que será a ele exclusivamente fornecido em documento específico, emitido pelo INEP.
Ou seja, ninguém além do estudante poderá ter acesso a nota dele, se isso acontecer, será por meio de um ato ILEGAL, cabendo um processo por danos morais ou alguma outra coisa, tanto sobre o INEP quanto sobre a pessoa ou instituição que estiver divulgando notas.

3. Se eu boicotar, serei punido pela coordenação do meu curso:
É a mesma coisa do item anterior. Ninguém além do estudante pode ter acesso à nota do ENADE. Se acontecer qualquer tipo de represália, os estudantes devem procurar ajuda legal para processar a instituição.

Mas uma coisa deve ficar clara para tod@s nós:

Não boicotamos por boicotar, boicotamos por uma avaliação de verdade! E isso devemos debater profundamente com @s estudantes que boicotarão o ENADE esse ano: boicotar é um ato político de deslegitimação do ENADE, do SINAES e de toda a Reforma Universitária do Governo Lula.

Fonte: Blog do CAF

About these ads

9 Respostas to “O que é Enade?”

  1. João Alberto Rocha Says:

    Prezados alunos,

    No meu ponto de vista, todos deveriam fazer esta prova, por que. Como é quer podemos avaliação o curso se vocês não participam, muito reclama sem te o tino do porque?. Ora se Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004 em seu 4° artigo, 9° parágrafo determina: Na divulgação dos resultados da avaliação é vedada a identificação. Então porque teme.

    O meu conselho é que faça.

  2. Marlene Rodrigues Says:

    Não vejo o porque deste boicote, mas percebo que, nós estudantes sempre estamos nos nivelando por baixo, penso que o boicote não é a forma certa de protestar, e sim de sugerirmos outras formas de avaliações para o ensino superior.

  3. patricia Says:

    Acredito que esse seja um protesto burro! Me parece mais uma birra contra o governo do que contra a forma de avaliação. Se essa prova é boicotada há tanto tempo e nada mudou, nao seria a hora de repensar essa forma de protesto? Se a finalidade é garantir uma avaliação mais adequada, nao seria mais inteligente instaurar nacionalmente foruns de debate com possiveis alternativas à que esta implementada? Do que vocês têm medo? Pára de reclamar e age com dignidade!

  4. Marília Cândida Rodrigues Says:

    Ora, claro está que os alunos, sentindo-se despreparados, temem a avaliação e tomam uma atitude covarde. Se não concordam com avaliação, façam-na, demonstrem sua sapiência e redijam um documento apresentando uma proposta de uma avaliação melhor. Criticar a vigente sem aprensentar uma boa proposta é atitude inócua.

  5. Reginaldo Azevedo Says:

    Fui e fiz o ENADE.
    Considero um ato importante para podermos avaliarmos nossos conhecimentos à respeito do curso, sendo que podemos descubrir
    dificuldades que poderam ser sanadas, entre outros beneficios…
    Estava bem formulada a prova,
    e foi bom!

  6. Fernando Salviati Says:

    a prova deveria ser feita pro quem quer, não imposta do jeito que é feito
    por esse motivo, devemos boicotar sim
    eu por exemplo, não tenho interesse em fazer essa prova, não esta me agredando nada.

  7. Renato de Oliveira Souza Says:

    To pouco me fodendo para essa prova!
    Quero apenas o meu diploma…
    Eu não tenho medo da avaliação, só acho besteira fazer essa prova já que não conta nada!
    Só conta para a faculdade, é claro que ela visa que os alunos tirem notas boas, assim o nível dela sobe e ela pode cobrar mensalidades mais caras!

  8. Rodrigo Cardoso Says:

    a verdade é que não faz diferença na vida de ninguem, grande porcaria de prova.
    pra quero fazer isso?
    quando apresentaram na faculdade, falaram:
    “é importante para voces mostrarem o conhecimento de vocês!”

    mostra conhecimento pra quem?
    meu conhecimento eu mostro no meu trabalho, diariamente.
    uma prova em que você é obrigado a fazer….

  9. Cristiane Almeida Says:

    Essa prova só serve para as faculdades se beneficiarem disso, ou melhor para os intitutos financeiros se beneficiarem. A universidade que estudo, a UniCarioca, fez um simulado para que pudessémos mostrar se estvámos preparados e ao mesmo tempo nos preparar para não fazermos feio e não denegrir a sua p´ropria imagem, o fato é que para isso, fizeram todo um alarde para que pudéssemos nos incentivar a fazer, oferecendo sorteios de tablet, dinheiro e tudo o mais. Porém, pouco preocupados em beneficiar alunos, vc descobre várias fraudes e omissões no regulamento, discriminando alunos com pendência e restringindo ao máximo o resultado. Como podemos dar créditos e fazer um boa prova com dignidade se essa prova só serve para benefício próprio da faculdade. Sempre visando melhores faturamentos, o ensino que é bom eles não estão nem aí.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: