Nossa moção

Nossa moção de apoio aos estudantes que lutam para barrar o REUNI em suas IFES:

“O decreto do Reuni comprovou que a ofensiva da precarização na universidade pública é grande. Do lado de cá, o movimento estudantil, com apoio de professores e técnicos, mostrou que a nossa resistência não vai ser menor. Se eles querem inchar a universidade, nós defendemos uma real expansão desta, com qualidade. Se eles querem que isso seja aprovado de qualquer forma, a qualquer custo, nós resistimos, escrevemos textos, fazemos debates, oficinas, atos e ocupamos reitorias intransigentes.
É uma pena que a universidade sofra tal ataque a ponto de uma ocupação não ser nada menos do que uma necessidade. Mas esse momento difícil mostra a força do movimento, nossa capacidade de resistir e não permitir que esse desmonte da educação aconteça.
Resistimos porque sonhamos. E sonhamos porque lutamos por uma universidade pública, gratuita, de qualidade, com ensino pesquisa e extensão para todos. Não é a universidade que temos hoje. Não é a universidade que o Reuni propõe.
Nosso projeto passa por uma transformação da educação e da sociedade em que vivemos.O movimento estudantil mostra sua força e sua determinação quando não somos meros espectadores nesse processo. Mas a vanguarda das lutas pela educação pública. Toda ocupação é legitima e combativa. Toda a criminalização do movimento social pela mídia burguesa e os aparatos do Estado deve ser combatida. Na UFPR continuamos na luta e não vamos parar até barrar o Reuni, com ou sem reintegração de posse, até construirmos a nossa universidade, até derrotarmos o neoliberalismo.
Assim parabenizamos e declaramos nosso total apoio aos estudantes ocupados na Unifesp, UFRJ, UFBA e aos estudantes de todas as Federais na luta contra o Reuni.”

Movimento de Ocupação da Reitoria
da Universidade Federal do Paraná

3 Respostas to “Nossa moção”

  1. Ocupação UFBA Says:

    Companheir@s da UFPR,

    A luta e o apoio de vocês reforçam nossas energias para permanecer na luta aqui na UFBA. Queria saber algum e-mail para entrar em contato com vocês, precisamos criar urgentemente um canal de comunicação direta entre as diversas ocupações, escrevam para o e-mail de nossa ocupação assim qeu puderem. Força na luta!

    Henrique Souza
    Comissão de Comunicação da Ocupação da Reitoria da UFBA

  2. Dom Says:

    Vítima

    Na ditadura do medo
    Acaba-se preso
    Por porte de esperança

    Na ditadura do pensamento
    Acaba-se exilado
    Por formação de idéias

    Na ditadura do silêncio
    Acaba-se morto
    Por tentativa de expressão

    Em meio a tantas ditaduras
    Acaba-se preso, exilado, morto
    Dentro de si mesmo

    Ainda bem que ainda tem gente que pensa e que fala sem medo…

  3. Maria Auxiliadora Schmidt Says:

    Essa ocupaçao foi mais um grito de alerta dos estudantes em defesa da Universidade Pública. Como professora e defensora dos princípios da democracia, do debate e da qualidade do ensino público, apoio totalmente esse movimento, esperando que a idéia do plebiscito seja vitoriosa.
    Profa. Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
    Depto. de Teoria e Prática de Ensino da UFPR

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: