CARTA ABERTA DE PAIS DE ALUNO

Magnífico Reitor Prof. Dr. Carlos Augusto Moreira Jr., Como pais de aluno, que faz parte da ocupação, estamos manifestando nossa preocupação quanto à dificuldade e demora de se chegar a um acordo com os estudantes.É importante lembrar que o zelo pela intregridade desses meninos e meninas é de nossa resposabilidade, porém neste momento de impasse está diretamente ligado a suas decisões.A arte de negociar faz parte da democracia pela qual tanto lutamos para o nosso país. Exemplos de cidadania e de luta por um país melhor como o que estes jovens cidadãos estão dando com o movimento contra o REUNI engrandece e nos mostra que os estudantes deste país, deste estado e desta Universidade não estão alheios às decisões de gabinete. Certamente a Universidade está formando cidadãos critícos, responsáveis que sabem que a eles pertence um projeto de um país melhor a longo prazo, com ciência e desenvolvimento onde desejamos que a maioria do nosso povo possa usufrir da riqueza gerada aqui.Não basta aprovar 90% dos alunos meramente para se receber verba.Não basta sobrecarregar os professores só para receber verba.Não basta aceitar a solução imediatista só para receber verba.Não basta ser duro só porque se tem o poder, poder este que é transitório.Não basta esperar é preciso realizar e o diálogo e a discução são os melhores caminhos.A solução é um processo que o Sr. deve ter muito mais claro do que nós (espero) e negociar é o processo  onde todas as partes se movimentam para o bem comum, acredito que não precisamos lembrá-lo disto. A Universidade é um espaço aberto ao desenvolvimento, seja ele científico ou pessoal e, todos nós somos os investidores das universidades públicas, portanto, também fazemos parte da comunidade e temos o direito de participar destes diálogos.Não se deve desqualificar os que lutam por uma Universidade melhor, portanto, sejamos todos responsáveis pelas mudanças.
Magnífico Reitor, o senhor escolherá como será lembrado por esta e pelas gerações futuras de estudantes que fazem e farão parte desta comunidade e do futuro de nosso país.

Atenciosamente,

Manoel Oliveira e Rita Godoy
Orgulhosos pelo Movimento Estudantil

3 Respostas to “CARTA ABERTA DE PAIS DE ALUNO”

  1. Anaide Maria Baggio Flach e Ari Edmundo Flach Says:

    Somos pais de aluna que tb participa dessa ocupação, nossos filhos estao aí por não concordarem com esse mundo q nós de nossa geração entregamos a eles, por que não soubemos na época defender nossas opiniões com a mesma força e determinaçao com q eles hoje o fazem, nós ao contrario deles somos fruto de uma geracao q viveu com muito mais repressao e nenhuma transparencia, com certeza esses cidadões serao melhores q nos por isso devemos ouvi-los e o diálogo deve acontecer.

    ANA… ORGULHOSA PELA SUA FILHA RAFAELA E PELO MOVIMENTO ESTUDANTIL

  2. Célia Gonçalves Gouveia Says:

    Embora preocupada com o bem estar do meu filho e dos inúmeros amigos e amigas que permanecem na Reitoria ocupada fico orgulhosa por ver que há nessa geração cidadãs e cidadãos valorosos que não se curvam diante do poder econômico nem da força bruta.

    Lembro que quando a minha geração estava na idade em que eles estão agora, geração aliás, à qual pertencem tanto o Magnífico Reitor Prof. Dr. Carlos Augusto Moreira Jr. quanto grande parte dos professores que hoje lecionam na UFPR, nós lutávamos contra a ditadura militar. É difícil compreender como aquelas lições preciosas ficaram tão esquecidas que importantes lideranças de então se utilizem hoje das mesmas estratégias que foram usadas para nos esmagar.

    É difícil compreender que o Movimento de Ocupação da Reitoria esteja sendo ameaçado das mais diferentes maneiras, inclusive de serem responsabilizados pela não contratação dos novos professores e pelo fechamento do R.U., como forma espúria de colocar estudantes contra estudantes.

    Fica aqui o meu apelo ao bom senso do Sr. Reitor, bem como da direção do DCE – entidade cuja existência é fruto da luta de milhares de cidadãos que vieram antes e cujo objetivo é ser canal de comunicação eficaz para o interesse dos estudantes (não do capital) – para que esta questão do REUNI seja resolvida de forma democrática e legítima, porque legítima é a ação daqueles que estão no prédio da Reitoria para serem ouvidos, não para vandalizar. Estive várias vezes visitando a ocupação e sou testemunha do cuidando que eles estão tomando na preservação do patrimônio público.

    O que será do mundo de amanhã se nós, adultos de hoje, tirarmos desta juventude a capacidade de lutar? Não basta a herança de degradação que já está aí, e que é obra nossa?

    Em vez de tentar fazê-los ficar em silêncio ouçamos o que têm a dizer, para que amanhã não repitam os erros que estamos reproduzindo hoje.

    CÉLIA… TAMBÉM ORGULHOSA PELO FILHO PEDRO, POR TODOS OS SEUS AMIG@S, E PELO MOVIMENTO ESTUDANTIL.

  3. Says:

    fofos!❤

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: