Resposta à nota de esclarecimento do DCE UFPR

Os estudantes ocupados na Reitoria da UFPR vêm a público rechaçar as mentiras veiculadas pelos meios de comunicação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que colocam em xeque o caráter de membros combativos que têm se dedicado a construir a verdadeira democracia representativa.

1. Os grupos que encabeçam a ocupação vêm, desde julho, promovendo o debate sobre o REUNI na UFPR. Eles foram a inúmeras reuniões setoriais, palestras e conversas sobre o programa, procuraram conhecer as posições e argumentos de ambos os lados e sempre defenderam que qualquer posição que fosse tomada sobre o decreto – favorável ou contrária – fosse, antes de tudo, fundamentada. Alguns coletivos se organizaram para discutir o REUNI e foram amplamente divulgados, assim como foi criado um fórum na internet de posição neutra com o objetivo de centralizar as discussões sobre o REUNI na UFPR, a fim de fundamentar e fortalecer o posicionamento de toda a comunidade acadêmica. Os criadores do fórum entraram em contato com o DCE para pedir apoio há alguns meses, mas não foram respondidos.

2. Nenhuma nota da ocupação acusou o DCE de represálias de algum tipo.

3. Os estudantes da ocupação, além de comparecerem à Assembléia Extraordinária dos Estudantes, não proibiram a entrada dos membros do DCE na ocupação da maneira como o DCE tem divulgado. No primeiro dia da ocupação, inclusive, o DCE entrou no prédio e conversou com os estudantes que lá estavam. Membros do DCE só foram impedidos de entrar no prédio, por uma questão de segurança e de ética, a partir do momento em que divulgaram uma nota à toda a comunidade acadêmica dizendo que não aceitavam nem legitimavam a ocupação.

4. O movimento de ocupação da reitoria não é vinculado a algum motivo eleitoreiro ou político-partidário. A preocupação com o REUNI é algo que une pessoas de diversos cursos, chapas estudantis, ideologias políticas e credos.

5. O DCE não está impedido de estabelecer comunicação com os estudantes da ocupação,  ninguém está. Existe uma Comissão de comunicação e Imprensa cujo contato têm sido amplamente divulgado, tanto nos manifestos, panfletos e outros materiais impressos, quanto o blog oficial da ocupação.

6. Todas as posições e as opiniões dos estudantes da ocupação têm sido divulgadas no blog oficial da ocupação e através de documentos que têm sido produzidos, panfletados nos campi da UFPR e encaminhados para listas de discussão.

Tal como foi divulgado em nossa nota sobre Comissão de Ética, declaramos que, em nenhum momento, o movimento de ocupação negou ao reitor o acesso dos funcionários necessários para que se encaminhasse  processo de contratação de professores. Ao sermos informados que a pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) necessitaria utilizar as instalações da Reitoria para finalizar as contratações, decidimos em Assembléia que os funcionários teriam acesso ao prédio. Entretanto, nenhum pedido específico a respeito foi encaminhado à Comissão de Ética da Ocupação.

Na luta pela democracia e pela verdade,

Movimento de Ocupação da Reitoria
da Universidade Federal do Paraná
https://forareuni.wordpress.com
ufprocupada@gmail.com

4 Respostas to “Resposta à nota de esclarecimento do DCE UFPR”

  1. Dorothea Says:

    Queremos decidir democraticamente o que é melhor para os estudantes, queremos como cidadãos lutar por uma inclusão real e não uma fachada estatistica e eleitoreira. Temos como movimento estudantil a gloriosa missão de zelar pela educação de nosso povo. Debatamos, amigos, deabatamos à exaustão, um projeto de sociedade na qual a realidade social, e não um especulação numerica artificial, seja considerada. Somos um movimento nacional vitorioso, pois apenas propomos o correto: direito de decisão e debate. Finalmente, conseguimos desmascarar essa ditadura enrustida, mal-disfarsada em um pomposo e cinico discurso de “fim das ideologias e aceitação da hegemonia imperialista”, com todas as imposiçoes mercadologicas que buscam , nas universidades, formar numeros em vez de cidadãos. No maior mobilização estudantil que este pais ja viu desde as Diretas, e que ainda deverá crescer, RESSUSCITAMOS O MOVIMENTO ESTUDANTIL!!!!

    Não desistamos, nossa luta é nobre e legitima!!! Movimento pela Democracia nas Universidades!!!

    Movimento pela democracia nas Universidades já!!! Não podemos continuar nas mãos de “representantes” que sequer conhecemos e que nunca elegemos, e que, pior, não nos consultam para conhecer nossas reais necessidades. Não podemos ficar nas mãos de decretos imorais e ilegitmos que buscam nos explorar atravez da coersão e da compra de votos de nossas reitorias.

    UNiversidade para o povo e não para o mercado!!!

  2. aline Says:

    Concordo com a luta contra o REUNI e com a ocupação da reitoria.
    Mas vcs precisam pensar melhor nessa ocupação.
    Os RUs estarão fechados a partir de sexta. E o motivo alegado é que, por causa da ocupação, os fornecedores não foram pagos e eles ficaram desbastecidos.
    Isso ficará mal visto pro lado de vcs, já que é uma forma de culpá-los.
    Seria uma boa pensar num jeito de reverter a jogada, como dizer que o rei-tor está se vingando dos alunos.
    Alunos com dificuldades financeiras terão problemas com a alimentação nos próximos dias e uma universidade pública e com visão social não deveria permitir isso.

    Força ao pessoal que está participando ativamente da ocupação!!!!

  3. Ocupante combativo Says:

    Aline, vc tem toda razão na sua observação. É obvio que os ocupantes não tem o menor interesse em fechar o RU ou cancelar pagamentos e contratos. Noa verdade nós temos um Conselo de Etica que está deliberando uma forma deresolver a situação com a mior urgencia possivel.

    A questão, ao meu ver é: será que existe interesse da parte dos tecnicos vir aqui liberar esses processos nessa conjuntura?

    Outra: Até que ponto a ocupação esta realmente atrapalhando os processos? Há uma polêmica se os contratos e pagamentos sejam efetuados por outros departamentos, como na PRHAE, por exemplo.

  4. Ocupada Says:

    Como eu já falei em outro post: se os RUs pararem a culpa é do REItor! A Comissão de Ética foi instituída justamente pra analisar os casos de urgência em que um funcionário precise entrar no prédio da reitoria pra realizar algum procedimento inadiável. Se ninguém fez os pagamentos ainda, é culpa EXCLUSIVA do Moreira, por não ter enviado ninguém para fazê-los.

    É importante que os estudantes tenham essas informações para não serem manipulados por falácias da Reitoria, que vêm para desmoralizar o movimento perante a comunidade acadêmica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: