A Luta contra o REUNI e por uma UFPR realmente Popular não acabou.

fotos-da-ocupacao-139.jpg Após a reunião do COUN que reconheceu o movimento de Ocupação como movimento político e garantiu que não haveriam punições administrativas aos manifestantes, a Reitoria foi desocupada. A comissão paritária (4 representantes da Reitoria e 4 do Movimento de Ocupação) que avaliou o prédio disse que ele foi entregue de forma impecável (depois colocamos o videozinho do Prof Zanetti dizendo isso).

Por que desocupamos? Acreditamos que tivemos muitas conquistas com a Ocupação, tais como: Mostrar que o Movimento estudantil não está morto e que não é composto de apenas 30 pessoas (como o Reitor dizia); Colocar a pauta do “REUNI” nas discussões de toda a comunidade da UFPR (antes da Ocupação muita gente nunca nem tinha ouvido falar sobre REUNI – e isso inclui professores/conselheiros que votaram sem ao menos saber do que se tratava); demonstrar que precisamos de outra modelo democrático na UFPR que privilegie a voz de TOD@S e não de poucos “representantes”.

Várias Universidades permanecem Ocupadas e em todos os lugares em que o REUNI foi “aprovado”, a adesão foi abaixo de protestos e violência.

Desocupamos por acreditar que a Ocupação cumpriu seu papel de tornar público a insatisfação com esse modelo de inchaço (e não expansão) que prevê o Decreto 6.096 e mostrar qual é o tipo de diálogo que a Reitoria quer (desocupamos com 6 estudantes indiciados, membros das Comissões de Negociação e Comunicação).

O que fazer agora?
Surge uma articulação nacional para discutir o problema e buscar soluções coletivas (já que o “pepino” é nacional). Devemos pautar o debate sobre a UFPR que queremos (não basta “apenas expandir” se o foco e produção de conhecimento não for o POVO). Avançar na discussão de Democracia e Representatividade (não queremos essa dinâmica de representatividade que cala a voz da comunidade acadêmica).

Precisamos da ajuda de tod@S para avançar na construção de uma outra UFPR.

Confira as fotos da Reitoria pós-ocupação, clicando AQUI

Redação da Ocupação

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: