Moções de Apoio

   As Moções de Apoio foram transferidas para outro endereço, porque o grande número de moções estava deixando nosso blog muito carregado! Você pode conferir todas elas, clicando em:

MOÇÕES DE APOIO

   Gostaríamos de agradecer novamente todo o apoio à luta contra o Reuni. Pela construção de uma mobilização nacional! Por uma expansão qualificada e uma reestruturação do Ensino Superior Público!

Para enviar sua moção, escreva para: ufprocupada@gmail.com ou comente-a nesse tópico!

Redação da Ocupação 

43 Respostas to “Moções de Apoio”

  1. PSOLPR Says:

    O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) do Paraná vem através desta nota apoiar a luta dos estudantes da UFPR contra a precarizaçao da qualidade da educação e o sucateamento das universidades públicas.
    Para nós, a luta contra o REUNI se insere num contexto maior, que é a luta contra as reformas neoliberais que vem sendo propostas no Brasil desde o governo Collor, FHC e agora no governo Lula.
    Por fim, chamamos os movimentos sociais, entidades sindicais e estudantis a se somarem a esta luta.
    Todo apoio a ocupação da Reitoria da UFPR!
    Saudações socialistas,
    Executiva Estadual do PSOLPR

  2. legalizeja Says:

    Por que esse ato de ocupação não dialoga com a comissão de ato tirada na plenária final do XI Congresso dos Estudantes da UFPR realizada no último dia 28 a 30 de Setembro ?

    Por que não somar força se ambos não querem que o REUNI seja aprovado em 2007 ?

    Como levar para frente um ato sem deliberação em qualquer instância do movimento estudantil da UFPR ?

    Cadê a seriedade ? E responsabilidade ?

  3. legalizeja Says:

    Enfim,
    é uma LÁSTIMA tal ato de ocupação.!!! Se se manterem os fatos, ficará claro que no fundo no fundo, os ¨líderes¨dessa ocupação se aproveitam de uma pauta nacional para fazer campanha eleitoral e oportunista.

    Atos assim só enfraquecem o movimento estudantil jogando ao marasmo o movimento. Desrespeitar as instâncias de deliberação é muito grave, anti-democrático assim como se diz dos opressores ligados ao capital.

    Que lástima!!!!

    Que Universidade vocês querem, além de ser pública e gratuita ?
    Parabéns pela bizarrice!!

  4. Lidiane Says:

    O MOVIMENTO DIREITO PARA QUEM? declara total apoio à ocupação da reitoria da UFPR.
    Acreditamos que só através da mobilização e da organização política é que conseguiremos unificar em prol da luta por uma sociedade efetivamente igual.
    Somos contra qualquer reforma legislativa que precarize e mercantilize direitos inerentes ao ser humano. A educação deve ser pública!
    Contem conosco!

  5. Apoios « Fora Reuni! Says:

    […] ver as moções clique aqui ou ao lado em “moções de […]

  6. legalizeja Says:

    partido político no Movimento Estudantil??
    de novo? isso tem cheiro de Manobra!

    como sempre aproveitam nossas pautas para se auto promoverem! até quando vamos aceitar isso galera?

  7. Luiz Says:

    O movimento existe…
    O apoio vem e qndo vem eh bem recebido…
    agora se tu abre as pernas p/ quem te apoia a história é outra…
    e tenho dito.

  8. SINDICATO DOS ESCRITORES DO ESTADO DE SAO PAULO Says:

    O Sindicato dos Escritores do Estado de Sao Paulo se alia aos estudantes da Universidade Federal do Paraná, na justa reivindicação pela abertura de espaço político que permita uma ampla discussão a respeito do REUNI. A defesa do ensino público gratuito, de qualidade e em todos os níveis, é a bandeira com a qual o Sindicato dos Escritores sempre se identificará e, por isso mesmo, parabeniza com os estudantes do Paraná pela coragem de lutar. Ousar lutar é a única forma de ousar vencer.
    Prof. Dr. Nilson Araújo de Souza – Presidente
    Prof. Dr. Jaime dos Reis Sant’Anna – Secetário Geral

  9. Thiago Peixoto Says:

    MOÇÃO DE APOIO DO MOV. VAMOS À LUTA – FOE

    O Governo Lula, através de decreto, corre para aprovar nos Conselhos Universitários o Reuni, projeto de expansão das universidades públicas federais.
    Sem promover uma discussão aprofundada sobre o Reuni, o Governo mente ao propagandear a ilusão da reestruturação das IFES. O Reuni, nova face da Reforma Universitária, aprofundará a política de desmonte e privatização da universidade pública; irá sobrecarregar a atual estrutura das universidades sem aumento proporcional das verbas para a educação.
    Para BARRAR esse projeto nós do Vamos à Luta compomos a Frente Nacional de Luta Contra a Reforma Universitária que por meio de diversas entidades, estudantes, professores e servidores estão promovendo debates, mobilizações, atos e ocupações.
    O Vamos à Luta está inserido nessas lutas; assim manifestamos todo apoio e solidariedade às ocupações da UFBA, UFRJ e UFPR. Convocamos todos e todas à Marcha Nacional do dia 24 de Outubro e à 2ª Plenária Nacional da Frente de Lua Contra a Reforma Universitária, dia 25, onde uma das principais bandeiras da manifestação será a luta pelo fim do decreto do Reuni.
    Acreditamos que um Congresso e um Governo que estão atolados na lama da corrupção não têm legitimidade para colocar sequer um de seus dedos imundos nos nossos direitos. Assim, nós do Vamos à Luta estaremos junto aos lutadores nas universidades para DERROTAR todas as suas reformas neoliberais do Governo Lula.
    *Todo apoio às ocupações da UFBA, UFPR e UFRJ
    * Em defesa da Educação pública, gratuita e de qualidade
    * Contra a reforma da previdência, sindical, trabalhista e universitária.

    Thiago Peixoto – DCE UFES
    Vamos à Luta
    Construindo a FOE
    http://www.vamosaluta.xpg.com.br

  10. Luta contra o Reuni - moções do Brasil todo apoiam a ocupação « Fora Reuni! Says:

    […] contra o Reuni – moções do Brasil todo apoiam a ocupação Até agora contamos com 40 moções de apoio de diversas entidades de todo o país. Continuem mandando notas de apoio, é importante e […]

  11. Luka Says:

    Moção de apoio às ocupações da UFPR, UFBA, UFRJ e Unifesp

    Nós do Campo Barricadas Abrem Caminhos apoiamos as ocupações das reitorias da UFPR, UFBA, UFRJ e Unifesp por entendermos que estas vem em resposta a um brutal ataque do Governo Lula à educação publica com o decreto do Reuni.

    Por acompanhar as ocupações acontecidas no primeiro semestre em Universidades de todo o país acreditamos que estas mobilizações hoje mostram a resposta dos estudantes aos ataques que o atual governo brasileiro vem impetrando à educação pública, não respeitando assim a autonomia das universidades e não deixando a própria comunidade acadêmica destas instituições decidir pela implementação ou não do Reuni.
    Todo apoio às ocupações de luta, contra o Reuni e a Reforma universitária.

    Campo Barricadas Abrem Caminhos

  12. CAGEO - UFPR Says:

    O CAGEO – Centro Acadêmico de Geografia da UFPR – acredita que o decreto n° 6.096/07 não contempla de forma adequada as verdadeiras necessidades de Expansão e Reestruturação que as Universidades necessitam para continuarem oferecendo uma educação pública e de qualidade. Desta forma, apoiamos o ato do último dia 17/10, no qual os estudantes ocuparam a reitoria da universidade como uma forma de reivindicar que a adesão da UFPR ao REUNI seja decidida pela participação de toda a comunidade acadêmica de forma realmente democrática.

  13. Fora Reuni Says:

    Aê galera do CAGEO, moção número 50!

  14. Partido Comunista Brasileiro (PCB-PR) Says:

    Moção de Apoio à Ocupação da Reitoria da UFPR

    Nós do Partido Comunista Brasileiro (PCB-PR), através da União da Juventude Comunista (UJC-PR), vimos por meio desta demonstrar o nosso apoio à ocupação da Reitoria da UFPR, em ato legítimo do movimento estudantil, no dia 17 de outubro de 2007.
    O Partido Comunista Brasileiro do Paraná, ciente de sua importância ideológica dentro dos movimentos sociais deste país, além de manifestar seu apoio à ocupação em referência, posiciona-se contrário ao REUNI, tendo em vista que tal decreto não tem como intuito beneficiar as Universidades Federais brasileiras, e sim propiciar números para a atual gestão do Governo Federal.
    Com efeito, nos colocamos a disposição para qualquer eventual apoio necessário ao movimento estudantil.

    Partido Comunista Brasileiro – PCB-PR.
    Leonardo C. da Rocha – Conselheiro Estadual.

  15. CEUC - Casa da Estudante Universitária de Curitiba Says:

    A CEUC – Casa da Estudante Universitária de Curitiba – em assembléia geral do dia 18 de outubro aprovou total apoio à ocupação da Reitoria da UFPR pelos estudantes em luta contra o Reuni.

    Entendemos que este decreto do governo federal não condiz com nossas necessidades de ampliação de vagas com qualidade e com garantia de permanência através da Assistência Estudantil. Por isso, apoiamos a luta por uma Universidade popular, que garanta ensino de qualidade, emancipador e que integre a população mais necessitada, que se encontra, em grande parte, nas casas de estudante, que têm o dever de participar desta luta.

    CEUC – Casa da Estudante Universitária de Curitiba

  16. Pedro da Nóbrega Bearzoti Says:

    Creio eu que, em nome de todos os alunos do ensino fundamental e médio de Curitiba, devo agradecer aos estudantes universitários que bravamente ocupam a reitoria da UFPR.
    As propostas do REUNI, caso sejam aprovadas, vão apenas dar mais trabalho aos professores e piorar o ensino público. E talvez quem mais sofra com isso são os alunos que entrem na faculdade daqui a alguns anos, que desde o início de seus cursos teriam um ensino deficitário, como o que é dado hoje na maioria das escolas públicas do Brasil. Por isso faz-se mister o agradecimento dos alunos do ensino fundamental e médio.
    Os ocupadores enfrentam o preconceito da sociedade, que por sua vez sofre com a manipulação da mídia. Mas eu sei que isso não os intimidará e continuaram com a manifestação que desde 2005 não tinha igual.
    Obrigado.
    Pedro da Nóbrega Bearzoti, aluno de 8ª série

  17. Alessandro de Melo Says:

    Caros

    Sigam em frente na ocupação, afinal vocês carregam a verdade histórica nas mãos, contra o engodo do governo Lula da Silva, o Reformador!
    Sigam fortes, pois a melhor arma está com vocês, a razão, contra o irracionalismo do capital que quer avançar para a tomada da universidade brasileira.
    Parabéns!!! E até a vitória contra o REUNI

    Alessandro de Melo
    Aluno do Doutorado em Educação da UFPR
    Professor Colaborador da Unicentro – Irati-PR

  18. Moção de apoio dos estudantes do curso de história da UFSC Says:

    Nós, estudantes do curso de história da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) manifestamos nosso apoio ao movimento que bravamente se opõe a interesses privados e se põe a defender interesses comunitários. Apoiamos essa luta que não acontece por problemas atípicos de uma certa universidade ou região, mas uma luta contra problemas que estão atingindo todas as instituições de ensino do país. Sabemos que estamos vivendo um momento de decisão onde o prazo para as universidades aderirem ao REUNI chega ao fim. Se há alguém que realmente tem interesse pelas universidades somos nós estudantes.

    As diversas manifestações pelo o país demonstram a insatisfação contra o projeto de belo nome Universidade Nova (mais especificamente o decreto 6096/2007) e escancaram o autoritarismo com o qual se rege a educação no Brasil.

    A vitória nessa luta não se limita a apenas ao ensino superior, pois o decreto 6094/2007 (educação básica) está intrinsecamente ligado à lógica política do REUNI.

    POR UM ENSINO REALMENTE DE QUALIDADE, PÚBLICO, GRATÚITO E COMUNITÁRIO.

  19. Emanuelle de Freitas Says:

    Todas as pessoas conscientes deveriam apoiar este movimento para que todos possam ter uma universidade pública de qualidade e não simplesmente um nome. Não podemos permitir que tornem a Universidade a mesma coisa que está o ensino escolar primário, no qual só importa o número de aprovados e não a qualidade do ensino.

  20. moções de apoio! « Fora Reuni! Says:

    […] de apoio! Chegamos a 70 moções de apoio à nossa ocupação, vindas de diversas partes do Brasil! Isso só mostra que a luta é nacional e […]

  21. Moção de Apoio à Ocupação da Reitoria da UFPR Says:

    As leis não bastam.
    Os lírios não nascem da lei.

    Drummond

    Em virtude da ocupação da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, manifestamos nosso apoio aos estudantes que lá se encontram acampados desde o dia 17 de outubro do corrente ano.

    A luta contra este tipo de política educacional, como o REUNI e a Reforma Universitária, por vezes se pauta por interesses verticais que não parecem considerar a realidade dos estudantes, seja ao lado direito ou esquerdo do Rei.

    Contudo, essa luta abre um caminho de implicação do estudante na sua própria formação, e de reivindicação do que há de mais importante na educação de uma pessoa, o espaço para diálogo.

    Se pedimos inúmeras vezes por espaços onde possamos dialogar, construir conjuntamente com os administradores de Instituições de Ensino, sejam públicas ou privadas (comunitárias ou não), formas e alternativas para nossa educação, para a crise da educação…
    Se somos diplomáticos e educados, se por vezes calamos para poder ouvir, e nunca somos respeitados enquanto possuidores de voz ativa e instituinte…

    Pois bem, a ocupação da Reitoria é mais uma ação válida e contundente, é uma conquista de espaço e respeito. Uma forma de mostrar o que queremos, reerguer os braços e mostrar que temos força.

    TODO NOSSO APOIO À OCUPAÇÃO DA REITORIA DA UFPR

    Pablo Potrich Corazza
    Presidente do Diretório Acadêmico América Latina Livre
    Gestão Diálogos em Movimento
    Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
    Universidade de Passo Fundo – RS

  22. Moções de Apoio « Fora Reuni! Says:

    […] recebemos mais de 100 moções de apoio, de todo o Brasil! Estão chegando moções de países da América Latina também. Pelo país todo, […]

  23. Moção de apoio do CAHK (Centro Acadêmico de Física) Says:

    Nas atuais circunstâncias nos vemos na obrigação de nos manisfestarmos em prol da acupação da Reitoria da UFPR, pois em assembléia votamos nossa posição contrária ao REUNI e vemos que apesar de todas as tentetivas usuais, tais como abaixo-assinado,ofícios, etc ,a REITORIA se mostra pouco inclinada a democracia.
    E quando a democracia não basta como argumento necessitamos lutar com todo tipo possível de armas para fazer valer a vontade da maioria.
    E, diga-se de passagem que esta maioria será a mais atingida com a precarização da universidade.
    Sendo assim mais um CA que prova o quanto estas centenas de estudantes representam os milhares que somos.

    Caros ocupados, não desistam , estaremos com vocês na luta pela justiça.

  24. keila kern Says:

    Manifesto meu apoio à luta contra o REUNI e portanto à manifestação dos estudantes que ocupam a reitoria da UFPR na esperança de ver atendida suas justas reinvindicações por uma universidade e uma sociedade melhor. Keila Kern, professora de história da arte.

  25. CBLM Says:

    Círculos Bolivarianos Luisa Mahin disse…
    Apoio à ocupação da Reitoria da UFPR

    O CBLM (Círculos Bolivarianos Luísa Mahim)vem de público apoiar incondicionalmente o Movimento de Ocupação da Reitoria da Ufpr, assim como manifestar total repúdio à manipulação ocorrida na última sexta-feira na reunião do Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia.

    A autonomia das universidades não pode jamais se confundir com uma “passarela de vaidades” e tampouco ser objeto de manipulação ou chantagem institucional.
    À luta companheiros, pela unidade rumo à VITÓRIA.
    Edson Freitas Alves – estudante de Geografia da Ufba-CBLM – Salvador BA

    22 de Outubro de 2007 11:39

  26. CAEDA - UFPR Says:

    O CAEDA manifesta seu apoio à ocupação da reitoria no dia 17 de outubro.

    Todos juntos contra o REUNI!

    CAEDA 2007
    Gestão “O Grito!”

  27. Moções de Apoio « Fora Reuni! Says:

    […] de Ocupação da Reitoria da Universidade Federal do Paraná agradece imensamente as mais de 130 moções de apoio que recebemos até agora, de diversas entidades e membros da sociedade de todo o país. A luta por […]

  28. Bianca Says:

    Tem que colocar o nome dos professores que assinaram o Abaixo assinado:
    Valmique Costa … e outr@S

  29. Fabiano Says:

    Moção de Apoio do C.A.E.F UEL

    Na atual conjuntura de ataque a direitos históricos do trabalhador, aumento dos lucros dos banqueiros com o pagamento das dividas externa e interna, com as privatizações das Universidades, com as tentativas de desmobilizações dos estudantes por parte dos DCEs, o Centro Acadêmico de Educação Física da Universidade estadual de Londrina apóia incondicionalmente as mobilizações dos estudantes contra o sucateamento das Universidade.
    Compreendemos que a tática que está sendo utilizada é legitimo, o apoio é incondicional, os estudantes estão se organizando e indo a luta contra as medidas privatizantes. A continuidade das privatizações no governo Lula é mais arrasador do que em outros governos, por estar camuflada na constituição de um governo de frente popular, escondendo sua verdadeira mascara de governo burguês.
    O Centro Acadêmico é contra qualquer forma de privatização e apoiará incondicionalmente todas as mobilizações que estão ocorrendo na UFPR, UFF, UFBA, UFJR e Unifesp e em qualquer outra Universidade que for para a luta contra o sucateamento.
    Por compreende que a mobilização é legitima, somos contra qualquer forma de repressão, tática que estão sendo utilizado na atual “democracia”, a grande “democracia” tão defendida nessa sociedade.

  30. Centro Acadêmico Livre de Letras - UFSC Says:

    MOÇÃO DE APOIO AOS ESTUDANTES EM LUTA na UFPR

    O centro Acadêmico Livre de Letras da UFSC, gestão: As Letras não se apagam, vem externar seu apoio à luta dos estudantes desta universidade com referência à ocupação contra o REUNI e em defesa de nossas Universidades.
    Neste sentido, repudia veementemente qualquer tipo de coerção que tais estudantes venham a sofrer. Criminalizar ações políticas e reivindicatórias, transformando conflitos em “casos de polícia”, tem sido a prática de governos e administrações autoritárias. Força aos estudantes em luta, vamos barrar o REUNI em defesa da Universidade, para que de fato ocorra mais discussões sobre estes assuntos e deixemos de lado bandeiras que não representam estes interesses. Vamos à luta!

    CALL – UFSC / Gestão: As Letras não se Apagam

  31. CATEI - Centro Acadêmico de Tecnologia em Informática Says:

    O CATEI (Centro Acadêmico de Tecnologia em Informática),Gestão: União TI/TSI ,vem através desse demonstrar total repúdio ao decreto n° 6.096/07 que de forma alguma contempla as verdadeiras necessidades de Expansão e Reestruturação que as Universidades precisam para fornecer um ensino de qualidade e apoiamos a ocupação da reitoria tanto da UFPR, quando das demais universidades.
    Fora REUNI!

    CATEI – UFPR / Gestão: União TI/TSI

  32. Sueli Fernandes Says:

    Moção de Apoio da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos Feneis-PR

    A comunidade surda paranaense manifesta seu apoio à luta em defesa da Universidade Pública, empreendida pelos estudantes da UFPR. A legitimidade da ocupação é inquestionável, tanto pela denúncia que realiza com respeito ao sucateamento das universidades públicas (que se arrasta por décadas), com restrição de verbas e precarização das condições de trabalho docente, como pelo fato de voltar os olhos da sociedade para a necessária garantia do debate democrático nas decisões que envolvem os rumos do ensino superior no país.
    Nosso apoio reconhece a força da organização política dos movimentos sociais na expressão da insatisfação de todos os trabalhadores.
    A luta por um projeto de expansão e democratização do acesso ao ensino superior também é nossa!

    Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos – Feneis-PR

    Assinam a Moção:
    Rosani Suzin (Pedagoga Surda – Coordenadora dos Intérpretes – PR)
    Iraci Suzin (Diretora Financeira Feneis – PR),
    Márcia Eliza de Pol (Diretora Administrativa Feneis- PR),
    Sigrid Engel, Éden Veloso, Cristiane Righeto, Elizanete Favaro, Leandro Patricio (professores e instrutores surdos de Libras)
    Bruno Pierin Emsen (estudante surdo de Psicologia)
    Priscila Simões, Israel Bispo, Ana Paula F. de Almeida, Marta R.Proença e Lizmari Greca (intérpretes de Libras),
    Sueli Fernandes e Veralucia Carvalho (Professoras da SEED-PR)

  33. tribunadorock Says:

    MOÇÃO DE REPÚDIO A REITORIA DA UFPR

    O CAZÉ – Centro Acadêmico Zé do Caixão, a entidade oficial de
    representação do corpo estudantil do curso de Bacharelado em Cinema e
    Televisão da CINETVPR – Escola Superior Sul Americana de Cinema e
    Televisão, vem por meio deste manifestar o seu repúdio à decisão do
    Reitor e da Reitoria da UFPR em pedir a reintegração posse do prédio
    ocupado pelos estudantes em protesto contra o REUNI.

    A atitude unilateral dos que administram a instituição frente a sua
    comunidade acadêmica relembra os tristes episódios da Ditadura
    Militar, quando o então ministro do MEC, Suplici de Lacerda botou o
    movimento estudantil na clandestinidade.

    Sem mais a declarar, desejamos sorte e saúde aos estudantes da
    Ocupação da Reitoria da UFPR.

    Curitiba, 23 de outubro de 2007.

    Centro Acadêmico Zé do Caixão
    http://www.cacinetvpr.blogspot.com

  34. vanesa Says:

    nos alunos do colegio maria aguiar estamos participando
    da moçao de apoio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  35. luana Says:

    estamos ai pro qui der e vinher

    maria aguiar teixeira!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  36. vivi Says:

    estamos participando maria aguiar teixeira*

  37. Mônica Ribeiro Says:

    Gostaria de externar meu apoio aos estudantes. Hoje sou professora universitária de universidade pública, mas já integrei um Centro Acadêmico e sei da importância desse movimento. Vamos em defesa da Universidade Pública!
    NÃO AO REUNI!

  38. Denise Leite Says:

    Apoio estes estudandes..lutem mesmo..e lembre-se da música que nossos pais cantaram de Geraldo Vandré..a canção Pra não dizer que não falei de flores..lutem..não desistam..apoio somos jovens que queremos nossos direitos respeitados..Liberdade a todos

  39. Nati - Unesp Says:

    Moção de Apoio às Ocupações das Universidades Federais

    Nós, entidades estudantis da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), reunidos no Conselho de Entidades expressamos nosso total apoio ao movimento de ocupações das Universidades Federais contra o Reuni.
    Para nós, o Reuni é uma parcela da Reforma Universitária de Lula, que vem para privatizar e precarizar ainda mais o ensino superior público.
    Nesse sentido, reiteramos nosso apoio a esse movimento político e nos colocamos terminantemente contra qualquer tipo de punição a esses estudantes combativos.
    Salientamos também a necessidade de mobilizar os estudantes das universidades públicas e privadas para a luta contra a reforma universitária e as repressões.

    Conselho de Entidades da Unesp e Fatec.
    Franca, 29 de Outubro de 2007.

  40. CAEn- PUCPR Says:

    O Centro Acadêmico de Enfermagem Alice Michaud da PUCPR

    Apoia com todas as convicções a ocupação da Reitoria da UFPR, esta de forma a validar um direito do cidadão brasileiro…lutando por uma Universidade publica, de qualidade, laica, e referenciada noambito da educação e formação de cidadães honestos que legitimarão seu saber na sociedade.

    Acreditamos no boicote ao REUNI e nos unimos nessa luta, em conjunto a todos os companheiros que aqui colocaram suas moções de apoio, para uma Educação de qualidade.

    CAEn PUCPR 2007-2008.
    “NA LUTA DO POVO, NINGUÉM SE CANSA! NA LUTA DO POVO, NINGUÉM SE CANSA! NA LUTA DO POVO, NINGUEM SE CANSA!”

  41. Fundação Santo André Says:

    MOÇÃO DE APOIO AO MOVIMENTO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM LUTA

    O Diretório Acadêmico “Honestino Guimarães” e o movimento estudantil do CUFSA, de Santo André /SP, que exige antes de mais nada “ Fora Odair Bermelho” e a reforma universitária , representado pela comissão de comunicação, vem a público declarar o seu apoio à UFPR, pelos estudantes heróicos que tiveram a corajem de se levantar contra a precarização e desumanização do ensino em sua universidade e em nosso país.
    Vimos também declarar que estamos juntos na luta contra o REUNI, que somente servirá para legitimar as tão comuns medidas de sucateamento do ensino superior que temos presenciado nas universidades pelo país.
    Temos que conscientizar a população de que esta luta é de todos e que é de suma importância a participação da sociedade nestas discussões.
    Sigamos em luta até a vitória!

    Todo o apoio aos que se indignam e que enfrentam as injustiças sociais!

    A imposição de medidas e decretos que ferem a autonomia universitária; o sucateamento de cursos, como a redução da grade curricular, falta de investimentos em infra-estruturas e instalações, contratações irregulares de docentes; as ações repressoras e intimidadoras, usando força policial, “homens seguranças contratados” e processos judiciais contra alunos e professores que se manifestam contrariamente a quaisquer destas ou outras situações semelhantes, demonstram, que não se tratam de simples coincidências.

    Certamente, são modelos e medidas administrativas, inseridas num mesmo contexto político-econômico, que fazem parte de um processo de degradação da Educação no país, através da mercantilização do ensino superior, numa articulação entre o Estado e o mercado auto-regulador neoliberal, que servem para satisfazer a ânsia por lucros e a manutenção do controle político e econômico de uma elite nacional, indubitavelmente, comprometida com outras elites internacionais.

    Precisamos nos mostrar preparados para os problemas do mundo moderno e reconhecer que, por sua complexidade e pela força das estruturas de poder vigentes, não nos resta alternativa senão fazermos valer nossa condição, em grande medida, privilegiada pelo acesso a educação superior, ainda que de forma precarizada, para então nos manifestarmos em defesa da Educação, de nossa sociedade e do nosso futuro.

    O movimento estudantil que construímos atualmente pelo país, em que pesem as condições e circunstâncias locais, levanta as mesmas bandeiras, quais sejam, a bandeira da qualidade de ensino, da educação pública gratuita e laica, da autonomia universitária.

    Toda a oposição e repressão contra os estudantes, e da forma contundente como vem ocorrendo, deixam clara a importância e a responsabilidade que estamos assumindo.

    Por esta razão, aumenta enormemente a necessidade de nos unirmos e estabelecermos laços para conjuntamente construirmos estratégias de ações coerentes, além de solidarizações significativas e decisivas, que fortaleçam nossos movimentos e nos possibilitem alcançarmos conquistas.

    O que deve ocorrer neste momento importante, é justamente a união dos movimentos estudantis pelo país, para formarmos uma coletividade que construa força própria para produzir intervenção política e social, capaz de atuar de forma independente e contínua.

    Precisamos reagir não só para garantir nosso simples direito de acesso à Educação superior, mas também por condições cada vez melhores de aprendizagem e acesso à cultura, em todos os níveis escolares.

    Precisamos conter a fragmentação do pensamento, que tende para o dimensionamento unilateral, da ideologia vigente neoliberal, e revertermos a lógica que nos impõe o “o que podemos saber” para a do “que devemos saber”.

    Educação não deve ser NUNCA mercadoria!

    Saudações Estudantis de Luta e Solidariedade aos Colegas da UFPR!
    Essa luta é de todos nós!

    Blog da Ocupação da FSA: http://ocupacaofsa.blogspot.com/
    Contatos: comissaodecomunicacaofsa@grupos.com.br
    d.a.honestinoguimaraes.fafil@gmail.com
    ocupacaofsa@gmail.com

    Movimento Estudantil do Centro Universitário Fundação Santo André.
    DIRETÓRIO ACADÊMICO “HONESTINO GUIMARÃES”

  42. mustafá musta Says:

    E agora? Vs não querem o dinheiro do Reuni que já chegou? E vão ficar com cara de que?

  43. amanda c s brassarola Says:

    necessito do e-mail do prof. eden veloso, para maiores informações, fiz curso de libras basico pela eadcon… obrigada e até…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: